quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Adoro isso!

Pessoal, hoje vamos tirar as dúvidas sobre os marcadores de pontos, confesso que sou viciada em marcadores.

Eles permitem que se pratique as repeticões de uma seguência de pontos necessárias para formar um desenho sem correr o risco de se perder. Em trabalho com laçadas e diminuições como este projeto, eles são muito importantes.
Existem inúmeros modelos de marcadores, todos tem a mesma função mas podem variar de acordo com o gosto do freguês.




Além destes, lá no Facebook  já apareceram outras fotos e até PAPs ensinando a fazer marcadores, então, tá valendo tudo, não é por falta de marcador que vamos deixar de fazer o projeto.
O importante é entender a colocação.
Ao iniciar o desenho coloque o marcador, siga fazendo os pontos correspondentes, antes de iniciar nova repetição coloque outro marcador e assim por diante.
Na foto abaixo podemos ver os marcadores colocados entre a repetições do xale Haruni.


Tricote a carreira normalmente e, quando chegar no marcador transfira para a agulha da direita e continue tricotando normalmente até chegar o próximo marcador, proceda da mesma maneira.


Como sempre digo, cada um tem o seu jeito de tricotar, eu gosto de usar marcadores diferentes indicando o fim dos pontos de borda e antes e depois do ponto central, como mostram as fotos.
Nestas fotos, os marcadores azuis estão separando os pontos de borda do “corpo” do trabalho e o ponto central do xale.






No caso do Haruni ao final da útima repetição do Gráfico A, usei 20 marcadores vermelhos e 4 azuis, isto é, 12 de cada lado do xale.
Chegando ao fim do trabalho  se estiver na hora de arrematar, ao chegar no marcador simplesmente tire-o da agulha e continue arrematando normalmente.

Por fim quero ressaltar que aqui foi abordada a utilização dos marcadores especificamente para a confecção do xale mas, eles têm várias outras utilidades dependendo do que estamos tecendo.

Agora faltam só quatro dias, bom trico! 

3 comentários:

Borboletas Artesãs disse...

Eu estou fazendo os meus marcadores lol que tudo fosse assim tão fácil...Eu olho para os esquemas e explicações e me assusto!!!! ai ai ai

Iris disse...

Devo confessar que só comecei a usar marcadores depois que te conheci, que aliás ganhei uns lindos e que terei oportunidade de usá-los.
Estou adorando sua didática "fessora"
Beijos marcados
Iris

Eliane disse...

Meninas, vcs estão de parabéns pelo blog e pela iniciativa deste kal.
Talvez faça este xale de novo apenas pelo prazer de tece-lo com vocês.
Keila, estou amando o projeto e desejo tudo de bom pra você !!
Beijos!!!